Escola Vivencial MCC – Bilac – 14/10/2014

Escola Vivencial MCC – Bilac

Noite de terça-feira, 14.10.2014, com muita alegria recebemos o irmão Beto, da cidade de Piacatu, acompanhado de sua esposa Beth, que nos falou sobre o tema “CREIO EM DEUS PAI E EM DEUS FILHO”.

WP_20141014_20_09_44_Pro

Beto de Piacatu leva a mensagem “CREIO EM DEUS PAI E EM DEUS FILHO”.

É um impulso para a nossa Fé quando temos a oportunidade de reunirmos com o querido casal, exemplo de superação, perseverança, espiritualidade e testemunho de vida.

Quando falamos sobre o tema “Creio em Deus Pai e em Deus Filho”, não podemos deixar de falar de “Credo”, que é a expressão de nossa Fé na Tri-Unidade de Deus.

Desde a sua origem, a igreja transmitiu sua fé em fórmulas breves.

O nosso credo foi elaborado pelos apóstolos, por isso chama-se Símbolo dos Apóstolos.

As primeiras palavras que dizemos no credo são: “Creio em Deus, pai todo poderoso”.

Portanto, nossa profissão de Fé cristã começa por Deus,  princípio e o fim de todas as coisas.

Ele é o criador de todas as criaturas visíveis e invisíveis (exemplo, os anjos). Ele criou o mundo belo, ordenado, conduzido por leis que o mantém até os tempos atuais.

O Deus Pai, cuida com sua providência Divina de todas as coisas, mas especialmente do homem porque cada um de nós é seu filho.

Para nossa recordação constante de filho, Jesus nos ensinou a rezar: “Pai Nosso, que estás no Céu…” (Mt 6,9).

Quando dizemos “Creio em Deus Pai”, significa que cremos em Deus como Pai bondoso, amoroso, que cuida e preserva os seus filhos. Que cremos que Deus nos criou junto com todas as criaturas, e nos deu corpo e alma, olhos, ouvidos e todos os membros, inteligência, vontade e liberdade para que n’Ele pudéssemos ser donos de nossa própria história.

Quando dizemos: “Creio em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor”, significa que Jesus cristo, verdadeiro Deus, gerado do Pai desde a eternidade, é também verdadeiro ser humano, nascido da Virgem Maria, é nosso Senhor. Com o seu santo e precioso sangue e sua inocente paixão e morte, ele perdoou a cada um de nós, pessoas perdidas e condenadas, libertou-nos de todos os pecados, da morte e do poder do diabo.

Santo Agostinho afirma:

o ser humano foi feito para Deus e não se realiza sem Ele”.

Cristo é o Caminho a Verdade e a Vida. Se não conhecemos a Deus em cristo, toda a realidade se torna um enigma indecifrável; não há caminho e, não havendo caminho, não há vida nem verdade.

Deus pai é Santo por excelência, “rico em misericórdia” (Efésios 2,4), e está sempre pronto a perdoar. É verdade e amor, se dá e completa gratuitamente. Amou o mundo de tal forma que lhe deu seu próprio filho unigênito, para a nossa salvação (cf. João 3,16-17).

Deus Pai é a própria Verdade, e como tal não se engana e não pode enganar. Ele é Luz e n’Ele não há trevas. (1 João 1,5).

Deus é uma Trindade Santa: Pai, Filho e Espírito Santo; este é o mistério central da fé e da vida cristã. Este mistério foi revelado por Jesus e é a fonte de todos os demais mistérios.

Jesus Cristo nos revela que Deus é Pai, não só enquanto é Criador do universo e do homem, mas, sobretudo, porque o Seu seio gera eternamente o Filho, que é o Seu Verbo:

“O filho é a irradiação da sua gloria e Nele Deus se expressou tal como é em Si mesmo” (Hebreus 1,3).

Jesus revelou que Deus é “Pai” num sentido inédito: não é somente enquanto Criador: é Pai eternamente em relação ao seu filho único. Ele é especialmente “o Pai dos pobres”, do órfão e da viúva, entregues à sua proteção amorosa.

Portanto, devemos crer e olhar para Jesus, Deus Filho, para conhecer Deus Pai. Revelando-nos o Pai, ele se nos deu a conhecer como Deus Filho. Revelando-se como Filho, revelou-nos Deus como Pai.

“Ninguém conhece o Filho senão o Pai, nem ninguém conhece o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”(Mt 11,27)

O catecismo da igreja católica 262 afirma:

“A encarnação do Filho de Deus revela que Deus é o pai eterno, e que o filho é consubstancialmente ao Pai, isto é, que ele é no Pai e com o Pai o mesmo Deus único”.

O Pai, que tudo entregou a mim, é maior do que todos. Ninguém pode arrancar coisa alguma da mão do Pai. O Pai e Eu somos um (Jo 10,30).

Assim, se negarmos a Deus Pai, negamos também o Deus Filho que, por conseguinte, negaremos também o Espírito Santo.

Se, descartamos o Credo de nossas vidas, declaramos que não cremos na Tri-Unidade de Deus.

O Papa Francisco, quando ainda era Cardeal, falou:

“Hoje mais do que nunca necessitamos nos ambientes sermos luz e alegria para tantos irmãos que ignoram que Deus é um Pai e que vós ama com ternura”

Paz e bem a todos, fiquem com Deus!

José João Ricardo

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe-nos um comentário sobre a postagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.