GED – Cursilho de Atualização com Pe Beraldo – Bauru – 3 a 5/junho/2011

Neste fim de semana, atendendo a um convite do GED do MCC de Bauru, Silvia H. Sakamoto e Bermival Fatimo da Silva – coordenadora e vice coordenador do GED do MCC de Araçatuba respectivamente, Juliano Vilela Grissioli – responssável da Escola Vivencial do MCC do setor de Araçatuba e Jorge Tadeu Abrahão – responsável pelo Blog do MCC da Diocese de Araçatuba, compareceram ao Cursilho de Atualização, com orientação do Pe Beraldo, tendo como tema central “Peregrinando rumo ao Jubileu”, conforme segue relatos enviados pela Irmã cursilhista Wilsemary M. Losilla Silva, responsável pela Escola Vivencial do MCC de Bauru.

Cursilho de Atualização 

Movimento de Cursilho da Diocese de Bauru

Aconteceu neste final de semana o Cursilho de Atualização na Diocese de Bauru, cujo tema foi “Peregrinando rumo ao Jubileu”, orientado pelo Pe Beraldo.

Cerca de cinqüenta cursilhistas de Bauru além de quatro irmãos da cidade Araçatuba, estivera presente nestes três dias de discussões e plenárias.

O Objetivo Central do encontro foi à análise do método Ver, Julgar e Agir utilizado dentro do MCC e o surgimento de uma proposta de um novo Pentecostes para o Movimento. Na oportunidade, fez-se uma revisão do que acontece nos cursilhos e o que se deve incluir nas mensagens conforme determinação indicada à luz do Documento de Aparecida.

E desta maneira, durantes estes Três dias:

André, coordenador do GED-Bauru abriu o evento com uma explanação sobre como o Movimento de Cursilhos na Diocese de Bauru é visto pelos próprios cursilhistas e Bermival, vice-coordenador do GED de Araçatuba, pode apresentar seu Ver do cursilho de Araçatuba.

Existiu um consenso de que, tanto em Bauru quanto Araçatuba se deve rever o pós cursilho, pois existem falhas no acompanhamento dos novos cursilhistas.

Outro ponto de atenção é a questão da formação do cursilhista mensageiro, baseando-se no quanto a Escola Vivencial é importante neste pós cursilho, pois essas pessoas responsáveis, devem atualizar seus testemunhos constantemente.

O Padre Beraldo citou que o Documento de Aparecida indica que os movimentos pastorais, tal como o é MCC, este também  tem por objetivo além da formação do discípulo, promover a ação missionária. A responsabilidade do MCC é muito grande perante a Igreja e o mundo.

O carisma do movimento é formar leigos, que possuam liderança e que devem ser inseridos em ações nos seus ambientes.

Foi feito uma divisão em grupos de estudo para saber: O que todos achavam que deveria ser o novo pentecoste no movimento? O que deve ser mudado ou melhorado no movimento? Onde queremos chegar com o movimento, ser somente discípulos, ou sermos discípulos missionários?

Os grupos colocaram as suas sugestões e as que mais apareceram foram:

  • Rever o convite aos candidatos. É necessário que o movimento forme lideres que influenciam as pessoas em seus ambientes, pois temos que ser testemunhas da Palavra.
  • Renovar tecnologicamente, utilizar-se das mídias existentes para divulgação do MCC.
  • A Escola Vivencial deve ser mais dinâmica e atrativa, com assuntos mais atualizados, relacionados a formação.
  • O cursilhista da escola vivencial deve ser mais acolhedor, principalmente para quando se fala dos novos cursilhistas.
  • O testemunho deve acontecer também na Escola Vivencial além do que sempre ocorreu no cursilho, pois é nela que se aprende a ser missionários nos nossos ambientes.
  • Existe um grande desafio para aprimorar o acompanhamento dos novos cursilhistas, pois para muitos deles, depois de pouco tempo, passa a ter seu cursilho como uma boa lembrança.

Após a plenária, o Padre Beraldo fez uma explanação sobre a Espiritualidade do Evangelizador. Colocou que espiritualidade é contemplação e a ação, no sentido de missão.

Os cursilhistas, como discípulos missionários têm que viver uma autêntica espiritualidade e por isso não se pode apenas viver na contemplação. É necessária a ação, o anuncio da Palavra, com testemunho de vida intimo com Deus e curtindo esta intimidade.

Os mensageiros do movimento do cursilho não devem chamar atenção para si, mas ser transparentes na figura de Cristo, como foi João Batista.

Quando trabalha a espiritualidade, sente-se a alegria de servir o próximo, sendo cristão, discípulo missionário do anúncio do Reino, pois conhecer Jesus é o melhor presente que uma pessoa pode receber.

Ser Discípulo Missionário, é ser poeta e profeta, deve-se gostar de flores, de músicas e de festas, festas no sentido de partilha.

Outro traço importante da esperança é a perseverança. Muitas pessoas que passam pelo movimento do cursilho não perseveram, pois viveram o momento de emoção, não fizeram uma opção de vida através da razão.

Para Facilitar o entendimento, Pe Beraldo apresentou os Decálogos da Espiritualidade.

  1. Escutar: é processar as palavras na cabeça, levá-las ao coração e traduzi-las através dos lábios e das mãos, temos que aprender a escutar e não somente a ouvir.
  2. Acolher: sempre com alegria, com carinho, com caridade e com amor.
  3. Solidarizar:
  4. Resistir: saber superar momentos difíceis sem desistir, ser perseverantes.
  5. Esperar: ter paciência, pois a nossa cultura é que as coisas devem acontecer sempre para ontem. Lembrando sempre que paciência é uma virtude dos missionários
  6. Crer no Deus da vida: se não houver Fé não haverá missão e nem vida espiritual, pois quem tem Fé tem aceitação plena da Vida de Jesus, vive a vida, a morte e a ressurreição de Jesus.
  7. Amar sem condições: lembrar de encontrar Cristo nos pobres e nos que sofrem, pois estes são os preferidos de Deus. Este é um grande desafio no mundo que vivemos.
  8. Orar sem desanimar: A oração alimenta a nossa Fé.
  9. Assumir a Cruz: Missão, Cruz e Missionário forma o grande tripé, a missão nasce e cresce ao pé da Cruz, não há vida missionária sem cruz.
  10. Ser coerente: viver com coerência para que o testemunho da vida não seja simplesmente um depoimento, pois ao transmitir uma mensagem no cursilho, deve-se colocar no lugar das pessoas que estão ouvindo. As pessoas se motivam quando se colocam o que vive hoje.

Pe Beraldo, questionou como deve ser o novo pentecoste no MCC e os grupos apresentaram as suas respostas:

A Escola Vivencial deve ter mais formação que atenda as necessidades do movimento, mais atentas com o que esta acontecendo no mundo, com formação para os mensageiros. O cursilhista deve estar mais comprometido, valorizando as pessoas que participam do movimento.

O Pós Cursilho deve estar mais preocupado com o Quarto Dia

A Escola deve harmonizar com a Administração, GED e Instituto.

Reunião preparatória para os cursilhos mais espirituosa

Padre Beraldo colocou que os cursilhistas devem assumir o movimento com comprometimento e ter uma escola vivencial de formação, frente aos documentos da Igreja, sendo que os responsáveis no cursilho devem atualizar suas mensagens, cativar as pessoas e executar os projetos propostos.

Após a plenária, o Padre Beraldo indicou a existência de um encarte que acompanha o livro Cursilho por Dentro e que aponta as diretrizes do Documento de Aparecida que podem ser seguidas nos Cursilhos.

Depois foram projetadas algumas ações para o surgimento de um novo pentecoste no MCC e se consiga transformar os participantes de nosso movimento em discípulos missionários.

  • Colocar um representante do MCC nos CPP das paróquias e assim divulgar o movimento nas paróquias da diocese.
  • Fazer uma programação da Escola Vivencial.
  • Formar mensageiros, em que suas mensagens sejam atuais e embasadas no método do cursilho e no DAp.
  • O Cursilhista, trazer candidato do seu ambiente.
  • Criar um responsável pela comunicação.  
  • Fazer um cadastro dos cursilhistas que já passaram pelo movimento.
  • Fazer intercâmbios entre os GED para a troca de informações
  • Trazer mais pessoas para a Escola Vivencial, começando pelas pessoas dos 3 últimos quadrantes, contatando pessoalmente, e posteriormente controlando a ação junto ao livro de presença.
  • Aproximação do Diretor Espiritual do MCC de Bauru, porque não se pode deixar as ovelhas sem um pastor.

Ao final, o coordenador André, colocou com base nessas propostas que é necessário a ação para construção de um novo pentecoste.

As mudanças indicadas, todas muito importantes, devem acontecer simultaneamente de forma individual e coletiva.

Através do Cursilho de Atualização, verificou-se que existem melhorias a serem executadas no movimento, que se mantém vivo, está aberto a mudanças e adequações para não venha a deixar de existir.

A ação inicial, é que estas propostas NÂO fiquem somente no papel. 

Wilsemary M. Losilla Silva
2º Cursilho de jovens da Diocese de Bauru 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para acessar o material utilizado, clique nos links abaixo:

A ESPIRITUALIDADE DO EVANGELIZADOR (2)

CURSILHO DE ATUALIZAÇÃO por Pe Beraldo

QUADRANTE

11 respostas em “GED – Cursilho de Atualização com Pe Beraldo – Bauru – 3 a 5/junho/2011

  1. Nossa
    tudo que o pe Beraldo nos fala é importante
    ele vive mesmo o cursilio
    amei tudo
    vou colocar em pratica

    Curtir

  2. Quero deixar um abraço ao Pde. Beraldo, e cumprimenta-lo pela persistência pela perseverança, que é um testemunho que nos impulsiona a ir em frente. Um abraço Pde,. David Viveiros

    Curtir

  3. Queridos irmãos em Cristo DECOLORES
    Fiquei muito feliz por ter este contato com irmãos distantes.
    Sabemos que estamos todos, em conum, na caminhada com o CRISTO .
    Eu Odete Lacerda de Piacatu, AMO O CURSILIO.
    Me apaixonei ha 24 anos e nada faz com que eu desista
    AMEM
    BOA TARDE irmãos de Bauru
    DECOLORES

    Curtir

  4. É GRATIFICANTE VER IRMÃOS E IRMÃS BUSCANDO FORTALECER NOSSO QUERIDO MOVIMENTO DE CURSILHO, QUE JESUS ABENÇOE A TODOS, QUE NOSSO 4º DIA SEJA UM INTENSO VIVER COM CRISTO JESUS, E MARIA INTERCEDA POR TODOS NÓS. SAUDAÇÕES DECOLORES.MÁRCIO MIRANDÓPOLIS.

    Curtir

  5. Foi de muita valia está atualização, quem participou pode observar que precisamos sempre nos atualizar, para melhor evangelizar, transmitir a palavra para tantas pessoas que precisam, e a participação do GED de Araçatuba, nos
    enriqueceu com pessoas totalmente comprometidas com o MCC, isto é, nos da
    muita credibilidade para continuarmos em nossa caminhada ou seja,
    UM NOVO PENTECOSTE.
    SAUDAÇõES A TODOS
    DECOLORES
    Silvio- GED Bauru

    Curtir

    • Silvio, grande anfitrião do MCC de Bauru.
      Realmente esse encontro foi de muito valor para todos os participantes, mas quem mais ficou contente foi Nosso Senhor que viu os primeiros ramos aparecerem, dias depois, com a construção do BLOG do MCC de Bauru, que havia sido indicado como uma das metas no plano do Agir, no fechamento do Cursilho de Atualização.
      Não podemos deixar de agradecer Pe Beraldo, que teve grande participação na instrução metodológica para atualização do MCC e sua demonstração de espiritualidade aos que ali estiveram, na clara intenção de manter Vivo o MCC em Bauru.
      Que Nossa Senhora do Rosário interceda por nós para que continuemos sempre firmes da proposta de Evangelização.
      Abraço De Colores.

      Curtir

  6. Foi muito bom essa experiência, para que juntos possamos fazer o movimento crescer e nos ajudou a crescer no movimento, lembrando o que o Pde Beraldo falou precisamos ser mais missionários.

    abraços Decolores

    Ged Araçatuba – Silvia

    Curtir

  7. Carissimos Irmãos e Irmãs bom dia. Infelizmente não pude por motivos agendados anteriormente participar desse Encontro, mas pelo que vi e li tenho certeza de que a Graça de Deus se derramou ai em Bauru nesse Cursilho de Atualização. Essa é nossa meta e objetivo. Fiquem com Deus e pode contar conosco. Abraços De Colores

    Curtir

  8. Foi muito gratificante para nós participar deste encontro com nossos irmãos cursilhistas de Bauru. Percebemos que temos muito a aprender pois a “messe é grande” contudo não podemos desanimar. São Paulo nos diz ” Se Cristo está conosco, quem poderá estar contra nós?”

    Curtir

  9. Foi de muito importante para o Movimento de Cursilhos de Bauru esta nossa atualização. Obrigado a todos que participaram e principalmente a voces do movimento de Araçatuba que puderam nos trazer as suas experiencias, vou de grande valia. Saudacoes Decolores a todos ….

    Curtir

    • Mary, todo testemunho faz que o ouvinte possa crescer. O que foi presenciado em Bauru, nada mais do que um grande testemunho de um pequena comunidade evangelizadora, que existe dentro do MCC local, que acredita no método do Cursilho para a proclamação da Palavra, e por este motivo procura forças e meios para que se mantenha vivo e atuante nesta longa caminhada que atrai mais e mais pessoas ao Reino de Deus. Sempre que precisar conte conosco. Um forte abraço De Colores.

      Curtir

Deixe-nos um comentário sobre a postagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.