LAUDATO SI’, mi’ Signore

Escola Vivencial MCC – Araçatuba

LAUDATO SI’, mi’ Signore

Na noite de ontem, 08/03/2016, quão a grande a felicidade dos cursilhistas de nossa escola em receber na casa de são Paulo, Dom Sérgio Krzywy, o bispo da Igreja Particular de Araçatuba.

Na capela interna, nosso querido Bispo celebrou a santa Missa, após Silvia Sakamoto oferecê-la em Ação de Graças e em alavanca aos cursilhos que se realizarão no próximo fim de semana, pelo Brasil e mundo afora.

imagem 073

Nosso pastor se mistura às suas ovelhas …

Para os cursilhistas, a presença do pastor de ovelhas da diocese, em nossa casa, se remonta ao tempo do banquete oferecido por Jesus, aos seus discípulos, onde encontraram-se para receber o melhor alimento.

A Eucaristia e uma rica homilia, extraída das leituras de Ez 47,1-9.12 e  do evangelho de Jo 5,1-16, sobre as águas que correm do templo e as águas que curam fora do templo.

O pastor indicou aos presentes que, talvez, encontrar-se-ão alguns com possíveis dificuldades / diversidades na caminhada, porém é preciso que se creia como o aleijado que não conseguia chegar à piscina fora do templo, porque Jesus chegou a ele (depois de 38 anos) e lhe deu a sua salvação na cura de seus males.

Ressaltou, que dentro do templo, Jesus num segundo encontro com o aleijado (já curado), o alertou para que não cometa pecado maior, que os escribas do templo que não aceitavam o trabalho no sábado.

Dom Sérgio, ainda, saudou as mulheres presentes, em data que se comemora o dia Internacional da Mulheres no mundo todo, lembrando à elas o exemplo de Maria, dada pela imagem de Nossa Senhora de Fátima que existe na capela.

imagem 108

Dom Sérgio leva a Boa Nova através da encíclica  “Laudato Si, mi Signore – Louvado seja, meu Senhor” 

Ao final da missa, ao canto De Colores, todos encaminhados à sala de mensagens, onde Dom Sérgio falou sobre a encíclica Laudato Si, que expressa ensinamentos do Papa Francisco para os cristãos do mundo todo.

O bispo conclamou que esta mensagem escrita pelo próprio Papa ficará para eternidade, pois nos coloca diante do dilema entre o uso exagerado e o cuidado com a casa que habitamos.

Diante deste, é preciso a união de forças, conhecimentos e muito trabalho, para conservar o bem que recebemos e que um dia entregaremos às futuras gerações.

A encíclica (vide link abaixo) não é apenas um documento escrito por alguém da Igreja, mas por alguém que buscou conhecimento de cientistas/especialistas e das pessoas comuns, pois todos, indistintamente, somos responsáveis pela preservação do planeta.

É certo que a natureza não é Deus, mas Deus é quem a fez e por meio dela podemos chegar a Deus. Lembrou que os cuidados dados a natureza nos permitem momentos de contemplação e quando desejamos, podemos ali falar com Deus, nosso Pai e Senhor.

imagem 110

João Mauro, bispo Dom Sérgio, Joaquim e Sílvia 

Dom Sérgio lembrou da responsabilidade, que o Papa nos entrega, através deste documento, ressaltando aos cursilhistas para que não fiquem estáticos (dentro das salas) no estudo, de apenas mais um, entre tantos documentos da Igreja.

Disse que esta comunicação, ora dada por ele mas ensinada pelo Papa Francisco, sirva de alento e estímulo para novas empreitadas, na evangelização dos ambientes, por meio do testemunho pessoal, de como conviver e conservar o meio (habitat) em que estamos inseridos diretamente.

Dom Sérgio, ao final, aproveitou para conhecer os novos coordenadores do GED do MCC (João Mauro  e Joaquim), cumprimentou Wilson Marinho presidente da Associação dos Comerciários de Araçatuba, além de Silvia e Constantino antigos coordenadores do GED e setor, respectivamente.

Item Material Utilizado LINK (s)
1 A encíclica em PDF https://mccaracatuba.files.wordpress.com/2015/06/laudato-si-em-pdf.pdf

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe-nos um comentário sobre a postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s