Escola Vivencial MCC – Bilac – 21/07/2015

Escola Vivencial MCC – Bilac

Terça-feira, 21.07.2015, tivemos como mensageira a cursilhista Graça, membro da nossa escola vivencial, que falou-nos sobre o tema: EUCARISTIA.

050

Graça e o tema “Eucaristia

Iniciamos nosso encontro,  invocando  a presença do Espírito Santo para fortalecimento da nossa Fé e proclamamos e comentamos o evangelho do dia Mt 12,46-50. Pedimos aos presentes, orações em alavancas, para o bom êxito dos cursilhos que serão realizados no Brasil e no mundo, neste final de semana.

Jesus, sabia a hora que iria partir deste mundo para voltar ao seu Pai. Em uma refeição, como exemplo de humildade, lavou os pés dos discípulos e deu-lhes o mandamento do amor e instituiu a Eucaristia como memória de sua morte e Ressurreição e ordenou-os que celebrassem até a sua volta.

O catecismo da igreja católica, ensina que a Eucaristia é o coração, o ápice da vida da Igreja, pois nela Cristo associa sua Igreja e todos os seus mandamentos a seu sacrifício de louvor e ação de graças oferecido uma vez por todas na cruz a seu Pai; por seu sacrifício Ele derrama as graças da salvação sobre o Seu corpo, que é a igreja viva.

A proclamação da Eucaristia comporta sempre: a proclamação da palavra de Deus, a ação de Graças a Deus Pai por todos os seus benefícios sobretudo pelo dom do seu Filho, a consagração do pão e do vinho e a participação no banquete litúrgico pela recepção do Corpo e do Sangue do Senhor. Estes elementos constituem um só e mesmo ato de culto.

É Cristo mesmo, sumo sacerdote eterno da nova aliança, que, agindo pelo ministério dos sacerdotes, oferece o sacrifício eucarístico. E é também o mesmo Cristo, realmente presente sob as espécies do pão e do vinho, que é a oferenda do Sacrifício Eucarístico.

Somente os sacerdotes validamente ordenados podem presidir a Eucaristia e consagrar o pão e o vinho para que se tornem o Corpo e o Sangue do Senhor.

Pode usufruir desse dom somente quem acredita que o ensinamento cristão é verdadeiro, que foi batizado e, convicto da fé que abraçou, vive, segundo o ensinamento de Cristo. Quem recebe o pão sabe que não é pão comum, mas a própria carne de Jesus encarnado; quem recebe o vinho sabe que não é vinho comum, mas o sangue de Jesus encarnado.

057

Depoimento dos neo-cursilhistas para o seu Quarto Dia

Assim, quando sabemos distinguir o verdadeiro significado do pão e do vinho que recebemos na Eucaristia que, somente é possível, quando temos uma conduta religiosa baseada nos ensinamentos de Jesus e da igreja, nos tornamos verdadeiros cristãos e sinal de sal, luz e fermento para o mundo.

No final, aconteceu nova acolhida e apresentação dos neo-cursilhistas Luana, Amanda, Rodrigo e Luiz Otávio, frutos do 13° cursilho da diocese de Araçatuba, que externaram suas experiências vividas nos três dias de retiro, como também a expectativa de cada um para o 4° dia.

Paz e bem a todos!!!

José João Ricardo

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe-nos um comentário sobre a postagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.